Saiba como construir uma cultura de alta performance na empresa

A cultura de alta performance pode ser definida como um conjunto de comportamentos compartilhado entre empresa e funcionários, que leva a organização a alcançar resultados melhores.

Várias gigantes do mercado são conhecidas pela força de suas culturas: a Disney, por exemplo, tem como principal lema, a necessidade de encantar o cliente. O Google prioriza a realização dos projetos, oferecendo liberdade e autonomia aos colaboradores.

Ao definir e praticar uma boa cultura, é possível construir equipes engajadas e voltadas para o desenvolvimento do negócio. Contudo, como desenvolver essa cultura? Conheça as nossas dicas e saiba mais!

Planeje a transformação para uma cultura de alta performance

O primeiro passo para a construção de uma cultura capaz de trazer retornos surpreendentes, é fazer um diagnóstico atual. A partir disso, planeje a cultura que considera ideal para a empresa e as estratégias para resolver as lacunas que conseguir detectar.

A transformação da cultura organizacional acontece aos poucos. Exige medição, treinamento e comunicação, o que nos leva à segunda dica.

Envolva os colaboradores na construção

A cultura organizacional verdadeira é praticada e vivida pelos funcionários. Empresas de cultura forte têm colaboradores que entendem a importância da maneira de pensar e realizar suas tarefas, e praticam essa ideologia diariamente, imprimindo um pouco dos valores da empresa em cada atividade.

Por isso, é essencial ressaltar a importância dessa cultura e de como ela pode impactar no trabalho diário de maneira positiva. Engaje os colaboradores e trabalhe na construção de uma equipe verdadeiramente envolvida em um propósito.

Desenvolva uma comunicação transparente

O trabalho de engajamento só é possível por meio de uma comunicação transparente e eficaz. Os funcionários precisam saber que são parte indispensável para o desenvolvimento da empresa e, por isso, devem ser alinhados sobre tudo o que acontece na organização.

Indique os propósitos dessa transformação, o que deve ser feito e os objetivos do processo. Faça com que os colaboradores sejam parte ativa, não apenas executores.

Encoraje a inovação

Dentro dos pontos de engajamento e comunicação, encontramos a necessidade da participação das equipes na construção da cultura de alta performance. Entretanto, para que isso saia do papel, a empresa deve estimular a sugestão de ideias, permitindo que os colaboradores questionem os processos atuais, proponham e testem novas soluções.

A abertura desse espaço exige tolerância a erros e colaboração entre equipes. Além de uma postura colaborativa da liderança, o que nos leva ao quinto ponto da construção dessa cultura.

Torne a atuação dos líderes mais presente 

A atuação ativa e próxima dos líderes dá o suporte necessário para a construção de uma cultura de alta performance. É difícil pensar em transformações internas tão profundas quando os líderes ainda adotam uma posição autoritária e distante.

Ter uma relação empática e aberta entre líderes e colaboradores, é essencial para que essa transformação ocorra e se torne forte o suficiente, a ponto de impactar os resultados futuros.

Vale lembrar de que a Smartleader tem a experiência e o conhecimento necessários para ajudar na criação e desenvolvimento dessa cultura, orientando os líderes e apresentando ferramentas que melhorem a gestão das equipes.

Com esses pilares, é possível implantar uma cultura de alta performance, necessária para que a empresa consiga despontar e abrir uma boa vantagem diante da concorrência. Não esqueça que o uso de ferramentas e conhecimentos especializados é vital para que essa construção ocorra em bases sólidas.

Entre em contato com a Smartleader, conheça mais sobre o nosso trabalho e saiba, de maneira prática, como podemos ajudar a sua empresa em uma transformação tão importante!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial