Nova pesquisa do LinkedIn: aprimore seus funcionários com as habilidades que as empresas mais precisam em 2022
À medida que entramos em uma nova década de crescente transformação e automação digital, é mais importante do que nunca ajudar seus funcionários a desenvolver as habilidades para crescer em suas carreiras e impulsionar seus negócios.
Quais são as habilidades soft e hard mais críticas que organizações como a sua procuram? Como você pode preencher essas lacunas de habilidades da maneira mais eficiente e eficaz possível – em escala?
No próximo Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho do LinkedIn Learning 2022, a ser lançado no próximo mês, descobrimos que a informação mais importante que os desenvolvedores de talentos desejam para ajudá-los a identificar lacunas de habilidades é saber quais serão as habilidades mais solicitadas no futuro. Esse é um dos motivos pelos quais estamos ansiosos para compartilhar esta lista com você hoje.
Todos os anos, identificamos as habilidades de que as empresas mais precisam para que você tenha alguns dados adicionais para informar sua aprendizagem, treinamento de qualificação e programas de desenvolvimento, ajudar nossos membros a identificar quais habilidades serão mais valorizadas no mercado e orientar nosso conteúdo de aprendizagem roteiro.
Para criar esta lista, levantamos dados de nossa rede de mais de 660+ milhões de profissionais e 20+ milhões de empregos para revelar as 15 habilidades soft e hard mais solicitadas. Mais especificamente, examinamos as habilidades com maior demanda (com base na taxa de contratação) em relação à oferta de pessoas que possuem essas habilidades. Essas são classificações globais, mas incluímos apenas cidades com 100.000 membros do LinkedIn ou mais.
Aqui estão as habilidades em ordem de classificação, como elas se moveram em comparação com nossa lista de 2020 e exemplos de conteúdo de aprendizagem para ajudar sua organização e funcionários a desenvolver essas habilidades.
As principais habilidades sociais são mais centradas no ser humano do que no ano passado
Habilidades comportamentais são as habilidades interpessoais essenciais que fazem ou quebram nossa habilidade de fazer as coisas. Nós os consideramos fundamentais e todo profissional deve trabalhar para construí-los.
No topo da lista deste ano estão criatividade, colaboração, persuasão e inteligência emocional – todas as habilidades que demonstram como você trabalha com outras pessoas e traz novas ideias para a mesa. Mais habilidades orientadas para a tarefa, como “gerenciamento de tempo” da lista do ano passado, estão ausentes este ano. Embora essas habilidades voltadas para tarefas permaneçam críticas para o sucesso no trabalho, os resultados deste ano indicam que as empresas estão gravitando mais em direção a talentos com fortes habilidades voltadas para as pessoas.
As 5 habilidades comportamentais mais procuradas
# 1 Criatividade – igual a 2020
Conectar pontos – que aparentemente não estão relacionados – para gerar soluções originais e úteis é uma habilidade incrivelmente valiosa em cada funcionário, independentemente do setor ou país em que você está fazendo negócios.
# 2 Persuasão – igual a 2020
Persuasão é convencer outras pessoas a aceitar sua ideia ou uma maneira diferente de fazer as coisas para construir um consenso ou tomar uma decisão. É uma das habilidades de comunicação mais poderosas para todos os funcionários terem em seu conjunto de habilidades.
# 3 Colaboração – igual a 2020
Pessoas que podem trabalhar com eficácia e eficiência para atingir um objetivo comum – ou influenciar outros para o jogo final certo.
#4 Adaptabilidade – igual a 2020
A única constante na vida – e nos negócios – é a mudança. Os funcionários que prosperam em um ambiente dinâmico e se recuperam rapidamente diante dos desafios são aqueles que podem lidar com qualquer coisa que surgir em seu caminho.
# 5 Inteligência Emocional – novo
Inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar e responder às suas próprias emoções e às emoções dos outros. Novo na lista de habilidades mais solicitadas deste ano, a inteligência emocional ressalta a importância de como os funcionários interagem uns com os outros.
Habilidades analíticas e centradas em dados continuam a reinar supremas
Enquanto as habilidades sociais mais solicitadas são todas sobre como os funcionários trabalham juntos, as habilidades sociais mais solicitadas são aquelas que definem no que eles estão trabalhando.
Essas habilidades continuarão a evoluir à medida que o mundo do trabalho evolui e irão variar de acordo com a indústria e o país. Por exemplo, pela primeira vez neste ano, o blockchain não apenas fez parte da lista de habilidades que procuramos, mas a superou – destacando um rápido aumento na demanda por essas habilidades em 2020.
Os dados de tendências também revelam que as habilidades de tomada de decisão baseada em dados, como raciocínio analítico (# 3), um ponto acima do ano passado, e análise de negócios (# 6), dez pontos acima do ano passado, são essenciais na força de trabalho de hoje. À medida que as empresas continuam a coletar e analisar mais dados do que nunca, elas precisam de pessoas que possam ajudar a interpretar e agir sobre esses dados para impulsionar o crescimento.
As 10 principais habilidades mais exigidas
# 1 Blockchain – novo
Blockchain é normalmente usado para oferecer suporte a criptomoeda. Mas a nova maneira do blockchain de armazenar, validar, autorizar e mover dados pela Internet evoluiu para armazenar e enviar com segurança qualquer ativo digital. À medida que as empresas exploram como aproveitar as vantagens dessa tecnologia, elas têm uma grande necessidade de desenvolver esse conjunto de habilidades, pois é extremamente difícil contratá-lo.
# 2 Computação em Nuvem – baixou 1
Hoje, as empresas são criadas e funcionam na nuvem. Eles precisam de talentos que tenham as habilidades para ajudá-los a impulsionar a arquitetura técnica, o design e a entrega de sistemas em nuvem como o Microsoft Azure.
#3 Raciocínio Analítico – igual a 2020
Hoje, os dados são a base de todos os negócios. As organizações desejam talentos que possam entendê-los e descobrir ideias que conduzam às melhores decisões para os negócios.
#4 Inteligência Artificial – baixou 2
A inteligência artificial (IA) aumenta as capacidades da força de trabalho humana. As pessoas que podem aproveitar o poder da IA, do aprendizado de máquina e do processamento de linguagem natural são aquelas que podem ajudar sua organização a fornecer produtos e serviços mais relevantes, personalizados e inovadores
#5 UX Design – igual a 2020
Parece que o tempo médio de atenção dos consumidores diminui a cada ano e eles não têm paciência para produtos que não são intuitivos. As organizações precisam de mais conhecimento para ajudá-las a criar produtos e experiências mais centrados no ser humano.
#6 Análise de Negócios – até 10
A análise de negócios deu o salto mais significativo de qualquer habilidade em nossa lista e é uma das poucas habilidades difíceis que todo profissional deve ter, já que a maioria das funções requer algum nível de análise de negócios para tomar decisões.
#7 Marketing de afiliados – novo
Com o declínio da publicidade tradicional e a ascensão das mídias sociais, o marketing de afiliados está crescendo rapidamente como uma habilidade obrigatória. O marketing de afiliados aproveita influenciadores nas redes sociais para vincular sua marca a experiências pessoais e histórias de um influenciador em seu público-alvo.
#8 Vendas – igual a 2020
Você teria dificuldade em encontrar uma empresa que não precisasse de bons vendedores – aqueles que podem gerenciar com eficácia uma equipe de vendas, a capacidade de entender o funil de vendas, trabalhar com parceiros multifuncionais e vender nos níveis mais altos de o negócio. É por isso que ela mantém seu lugar nas principais habilidades de que as empresas precisam.
#9 Computação Científica – até 3
As habilidades de computação científica são mantidas por profissionais de ciência de dados, engenheiros e arquitetos de software. As empresas precisam de mais profissionais que possam desenvolver modelos de aprendizado de máquina e aplicar abordagens estatísticas e analíticas a grandes conjuntos de dados usando programas como Python, MATLAB e outros.
#10 Produção de Vídeo – baixou 3
O vídeo continua a ser a prioridade das empresas porque os consumidores têm um apetite insaciável por assistir a vídeos. A Cisco estima que o vídeo será responsável por 82% do tráfego global da Internet em 2022.